quarta-feira, 4 de julho de 2012

OpenROV - O robô submarino open-source


(Sam Kelly/OpenROV)

Recentemente um novo “brinquedo” apareceu no site Kickstarter. Um robô submarino chamado OpenROV. Custando US$1200 (ainda em fase de protótipo, esse valor pode cair em produção seriada) e usando partes disponíveis comercialmente, esse robô tem atraído a atenção de muitos hobbistas e cientistas, inclusive a NASA.
O projeto foi criado pelo engenheiro mecânico Eric Stackpole, almejando uma maneira fácil de explorar uma caverna, que rumores apontam esconder      um tesouro escondido. Rapidamente ele atraiu o olhar de outras pessoas, espalhadas em 50 países. Elas, além de contribuírem para o projeto, que é open-source, também pensaram nos possíveis usos dessa plataforma, indo desde o monitoramento de poluição até identificação de espécies na Antártica.

Construído majoritariamente de peças de acrílico cortadas a laser, o OpenROV possui dimensões de 30 x 20 x 15 cm, três motores brushless DC de 800kv movem o robô. Dois motores impulsionam o veículo para frente e para trás ou, com torque assimétrico, para os lados. O terceiro motor é responsável por fazer a plataforma subir ou descer, já que esta quase atinge a flutuação neutra. Um tubo transparente, de 10 cm de diâmetro por 18 cm de comprimento abriga todos os instrumentos e o computador BeagleBoard. Esse tubo é fixado com elásticos ao resto do veículo, permitindo que seu operador possa retirá-lo facilmente para corrigir erros ou retirar/adicionar componentes. Em seu interior há um suporte móvel que sustenta os instrumentos, permitindo que eles girem para cima ou para baixo. Dois tubos abrigam 8 baterias comuns tipo C, que lhe dão autonomia para aproximadamente 1h, além de servirem de lastro. Entre os tubos há um espaço para fixar instrumentos externos, graças a adição de pequenas barras metálicas.

Este robô pode ser adquirido em kit, com todas as peças mostradas abaixo (incluindo a placa BeagleBoard) ou baixar todos os desenhos e o software diretamente no site e construir o seu.

Todas as peças do kit .  (Sam Kelly/OpenROV)
Design premilinar.  (Sam Kelly/OpenROV)

Esquema elétrico do OpenROV.  (Sam Kelly/OpenROV)

(Sam Kelly/OpenROV)


(Sam Kelly/OpenROV)

(Sam Kelly/OpenROV)


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário